Na Mídia

Hotsites com ferramentas de atração ganham espaço no mercado promocional

Apresentar ao consumidor campanhas ou eventos específicos por meio de hotsites aumenta interatividade, proporciona experiências e potencializa o alcance da mensagem que a empresa deseja transmitir

Uma tendência apontada e que cresce a cada dia é desenvolver hotsites para divulgar uma campanha específica e/ou produtos e associar essa ação ao endereço principal da empresa, aumentando a visualização do site principal e proporcionando maior interatividade com o consumidor. Um hotsite deve ser desenvolvido quando as empresas desejam fazer uma ação de marketing de um produto, serviço, lançamento ou de sua própria empresa, com o intuito de reforçar o institucional da marca. Flávia Alessandra Ferreira, gerente da V2 Design, explica que, geralmente, um hotsite é criado por um tempo pré-determinado e bem focado em um público-alvo específico e pode ou não ser veiculado ao site principal. "Normalmente, no site principal, é feita uma menção ao produto/serviço que redireciona o internauta para o hotsite e vice e versa".

Usar esses dois modelos separadamente ou de forma conjugada potencializa o alcance da mensagem que a empresa deseja transmitir, ajudando a alcançar os resultados esperados. É importante frisar que um hotsite não precisa estar necessariamente vinculado ao site, apenas conectado. "O legal dessa ferramenta é que ela permite um desprendimento momentâneo com a marca, o que ajuda na quebra de expectativa junto ao consumidor", ressalta Maycon Tuneli, sócio-diretor da AlwaysCFM Marketing e Comunicação. Na opinião de Maycon Tuneli, o maior nível de ação criativa envolvida nos hotsites para divulgação de uma campanha ou evento é aquele que proporciona qualquer tipo de interatividade ou experiência com o usuário. Para Tuneli, o mundo vive um momento de paridade, no qual tudo está muito igual ou parecido. "Como ser diferente na web? Essa é a pergunta que dever ser feita! Recentemente, pude acompanhar uma ação muito inteligente da marca Pedigree. Um hotsite (www. doggelganger.co.nz) que mapeava as características da sua face e encontrava um cão que fosse a sua cara. O objetivo fi nal era que você adotasse um cão 'semelhante' a você. Uma ação social com tecnologia e interatividade". Os hotsites devem ser utilizados como uma ferramenta de diálogo e não somente de divulgação, pois, quanto maior for o 'volume de troca'

"O legal dessa ferramenta é que ela permite um desprendimento momentâneo com a marca, o que ajuda na quebra de expectativa junto ao consumidor", ressalta Maycon Tuneli, sócio-diretor da AlwaysCFM Marketing e Comunicação.

Ferramenta de Apoio

Estabelecido com essa ferramenta, mais eficiente vai ser ação. Para Tuneli, de qualquer maneira, o acesso ao site principal vai ser sempre uma consequência de uma boa experiência e impressão causada pelo hotsite. Um cuidado necessário na criação de um hotsite é não utilizar informações institucionais, que são mais indicadas ao website principal, como atividades da empresa, notícias relacionadas ao tema, conteúdo de palestras, downloads de arquivos, etc. A gerente da V2 Design, relata que o conteúdo varia muito de acordo com a estratégia da campanha e da empresa. "Normalmente, o hotsite tem os menus específicos para sua finalidade, e isso pode incluir downloads, jogos, vídeos, inscrições e outros". Para Tuneli, um hotsite deve ser compreendido como uma ferramenta de apoio às ações de marketing. Sendo assim, o conteúdo deve ser mais conciso e objetivo, abordando especificamente um produto, serviço, evento, campanha ou lançamento, para dar maior visibilidade ao que se deseja divulgar e atrair a atenção do público. Outro ponto a ser explorado é o design utilizado. Tuneli lembra que o visual deve ser atrativo, pois a chance de o usuário navegar aumenta bastante. Para Flávia, o design deve ser interativo, clean e de fácil navegação; e podem ser utilizados quizes ou jogos para aumentar a interatividade com o público-alvo. Flávia Alessandra Ferreira, gerente da V2 Design, salienta que o "processo para criação e produção de um hotsite é exatamente o mesmo de um website corporativo ou portal, considerando um conceito criativo, arquitetura de informação, layouts, redação e programação".



Dicas de hotsites

um público determinado, que pode ser conduzido ao site principal por meio de alguns menus específicos que direcionem ao endereço, aumentando, consequentemente, a navegação e o tráfego na página on-line da empresa. Métodos de programação e ferramentas gratuitas, como o Google Analytics, permitem mensurar os resultados desse direcionamento do público. É possível mensurar os canais de entrada para geração de tráfego para o site principal ou, então, a quantidade de acessos (por cliques) que um hotsite gerou para outro site qualquer.
Voltar

V2 Design - Copyright 2011 - Todos os Direitos Reservados.